CATEGORIA

Nota de pesar pelo falecimento do ambientalista Paulo Nogueira Neto

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil lamenta o falecimento do advogado e professor Paulo Nogueira Neto, que devotou sua vida à proteção da natureza, à ciência e às políticas ambientais do país.

 

Premiado internacionalmente, Paulo Nogueira Neto é considerado com justiça o maior ambientalista do Brasil, reconhecimento que conseguiu com seu espírito afável de agir, priorizando o convencimento às bravatas.

 

Ele foi um dos formuladores do conceito de “desenvolvimento sustentável” como membro da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, mais conhecida como “Comissão Brundtland”, das Nações Unidas, na década de 80.

 

O Brasil deve a ele a criação do primeiro órgão ambiental federal do país, a Secretaria Especial de Meio Ambiente, em 1973, época em que a visão desenvolvimentista tinha prioridade sobre questões ambientais e seus impactos sociais.  Em sua gestão frente ao órgão, por mais de uma década, foram criadas 26 estações ecológicas, reservas biológicas e outras Unidades de Conservação, num total de 3,2 milhões de hectares de áreas protegidas.

 

Professor emérito da cadeira de Ecologia Geral do Instituto de Biociências da USP, ele foi o autor da principal lei ambiental brasileira, a Política Nacional do Meio Ambiente, que criou o Conselho Nacional do Meio Ambiente. Além disso, foi um dos primeiros no Brasil a alertar sobre o risco das mudanças climáticas. Foi fundador de diversas entidades como a SOS Mata Atlântica e o braço brasileiro da Word Wide Web Foundation.

 

No momento em que o Brasil é marcado por tragédias ambientais, o legado de Paulo Nogueira Neto deve ser reverenciado e servir de exemplo para ações que, com sabedoria, conciliem desenvolvimento e sustentabilidade, protegendo a vida humana e a natureza.

 

Brasília, 26 de fevereiro de 2019

 

 

Clique para acessar vídeos com entrevista dada por Paulo Nogueira Neto ao jornalista João Lara Mesquita

 

Clique e faça download do livro “Uma tragetória ambientalista: diário de Paulo Nogueira-Neto”
MAIS SOBRE: CATEGORIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

Pular para o conteúdo