CAU/BR

ONU aprova adesão do CAU/BR à Plataforma de Empoderamento das Mulheres

Às vésperas do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, o CAU/BR foi informado pelo secretariado da  “Plataforma de Empoderamento das Mulheres da ONU” (WEP) do aceite de seu pedido de adesão à iniciativa, proposto em 2018. Dessa forma, o CAU/BR se torna um dos signatários dos “Princípios do Empoderamento das Mulheres”, assumindo publicamente o compromisso com a agenda de promoção à equidade de gênero em todas as suas instâncias organizacionais e em seu relacionamento com a sociedade.

 

 

A iniciativa, aprovada por unanimidade no Conselho, é fruto de proposta da Comissão de Relações Internacionais e foi apresentada à Comissão e ao Plenário pela arquiteta e urbanista, analista do CAU/BR, Ana Laterza, responsável também pelos encaminhamentos necessários para a sua implementação.

 

Para Luciano Guimarães, presidente do CAU/BR, a adesão do Conselho à Plataforma de Empoderamento das Mulheres “representa o reconhecimento do papel da nossa organização para a correção de rumos frente às injustiças sofridas pelas mulheres no mercado da Arquitetura e Urbanismo no Brasil”.

 

Os “Princípios de Empoderamento das Mulheres” oferecem orientações para as organizações capacitarem as mulheres no local de trabalho, no mercado e na comunidade. Como líder em igualdade de gênero, a ONU Mulheres traz três décadas de experiência para este esforço em parceria com o Pacto Global da ONU, iniciativa de sustentabilidade corporativa com mais de 12.000 participantes (empresas e outras partes interessadas) em mais de 160 países.

 

No Brasil, as arquitetas e urbanistas representam aproximadamente 63% dos profissionais no país, 73% entre os mais jovens e 82% dentre os arquitetos e urbanistas do corpo funcional do CAU/BR, sendo prevalentes em 25 das 27 unidades federativas. “Apesar da clara superioridade numérica, o seu protagonismo é raro em cargos de coordenação e gerência, em prêmios, exposições, publicações e outras seleções que iluminam a produção arquitetônica, certamente não por falta de mérito e sim de oportunidades”.

 

No concurso público de projeto para a Sede do CAU/BR e IAB/DF, por exemplo, apenas 16% das equipes concorrentes foram coordenadas por mulheres. Na própria comissão julgadora, dos cinco jurados apenas uma era mulher. O projeto vencedor é de autoria da arquiteta e urbanista Tais Cristina da Silva, única mulher dentre os sete premiados.

 

Lana Jubé, primeira vice-presidente do CAU/BR, lembra que no Plenário do Conselho, somente sete dos 28 conselheiros federais são mulheres, correspondendo a apenas 25% do total. Dentre os presidentes dos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo nos Estados e no Distrito Federal, as mulheres representam exatamente o mesmo percentual.

 

A desigualdade, completa ela, se reflete também, de maneira geral, no cenário mundial. A premiação de maior prestígio de nossa categoria profissional, o Pritzker Prize, foi concedido a apenas três mulheres em todas as suas 40 edições: Zaha Hadid, Carme Pigem e Kazuyo Sejima, sendo que as duas últimas foram premiadas ao lado de seus parceiros homens.

 

A nossa Constituição Federal prevê, como um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, a promoção do bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. A Lei nº 12.348/2010, que regulamenta o exercício da Arquitetura e Urbanismo no Brasil e cria o CAU, determina que é função do Conselho zelar pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina da classe em todo o território nacional, bem como pugnar pelo aperfeiçoamento do exercício da arquitetura e urbanismo. Conforme o nosso Código de Ética e Disciplina, a profissão deverá ser considerada uma contribuição para o desenvolvimento da sociedade e um instrumento de promoção da justiça social.

 

Wilson Andrade, segundo vice-presidente do CAU/BR, lembra que o Conselho assinou, em julho de 2017, um Memorando de Entendimento com a ONU-Habitat (Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos), visando à colaboração para a implementação da Nova Agenda Urbana, documento aprovado durante o Habitat III, a Terceira Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável, para com o qual havíamos assumido um compromisso público em 2016, por meio da Deliberação Plenária nº 0058-11. A Nova Agenda Urbana prevê a atenção às questões etárias e de gênero de maneira transversal em todos os seus compromissos, desde o enfrentamento às múltiplas formas de discriminação, a promoção do desenvolvimento habitacional para todos e todas, ao abrigo da diversidade nas cidades e assentamentos humanos, ao empoderamento feminino por meio da segurança da posse de terra, até a asseguração da representatividade social em todas as esferas de governança.

 

Luciano Guimarães conclui: “sabemos que para se atingir a igualdade de gênero, um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), as injustiças deverão ser enfrentadas em todas as áreas de atuação governamental, pois perpassam as esferas da vida social de maneira transversal. As mulheres não se constituem como um grupo homogêneo, são afetadas por múltiplas desigualdades interseccionáveis que podem variar de acordo com a condição de classe social, raça, etnia, orientação sexual, geração, deficiência, contexto geopolítico, etc”.

 

 

Saiba mais sobre a Plataforma, clicando aqui

 

Saiba mais:

 

Inédito: visão completa sobre a presença da mulher na Arquitetura e Urbanismo

Dia Internacional Da Mulher: Trajetórias Inspiradoras De Arquitetas E Urbanistas

 

 

5 respostas

  1. O Princípio deveria ser assinado por empresas. O CAU é uma empresa? Inclusive a carta de adesão possui espaço para que o CEO redija seus termos em relação ao pacto firmado. O que não combina com o tipo de gestão do CAU. Na verdade, não há na lista outros Conselhos Profissionais. Qual o intuito do CAU ao assinar esse Princípio?

  2. Não entendi esta matéria…..?

    Empoderar as mulheres onde? Que diferença existe entre homem e mulher (como profissionais)? Eu nunca as ví?…

    Nem salarial, e nem de competência….

    À bem da verdade, o que vejo são mulheres sendo muito melhor remuneradas, e principalmente, por que quando elas saem para trabalhar e conquistar o mercado de trabalho, elas em geral, vão e quando vão, vão pra conseguir os cargos mais altos, e isto, demostra o quanto elas são competentes, e em meu ver, elas não precisam de empoderamento… …nem os homens…

    O que precisamos, é parar de dividir a sociedade…
    Mulheres contra Homens…
    Negros contra Brancos
    Funcionários contra patrões..
    Pobres contra ricos…

    Temos é que dar condições igualitárias para quem quer que deseje mudar de vida, podê-la ter ao seu alcance, bastando somente, se esforçar por conquistar….

  3. Equidade é um termo bem adequado. Já empoderamento me soa ridículo! Como buscar igualdade, falando de “poder”? É justo e necessário que as mulheres tenham espaço nos cargos que estiverem devidamente qualificadas, assim como os homens. Mas me preocupa um exagero matemático que chegue ao ponto de desqualificar um homem mais capacitado para determinado cargo apenas para um “empate de gêneros”! Se o objetivo é igualdade, em um processo seletivo a capacidade profissional deve ser a única a classificar os candidatos! É preciso tomar cuidado, pois tudo em exagero é prejudicial! “Todo feminismo acaba sendo um machismo de saia!”. Isso é preocupante. Devemos agir em conjunto. Espero que minha contribuição possa ser útil para nosso crescimento como pessoas… como comunidade humana.

  4. Finalmente alguma iniciativa a respeito. Me formei com mérito, com nota máxima no meu trabalho final de graduação, tendo um CR 8.5, porém trabalhando em um escritório de engenharia, sofri assédio, que após negado virou perseguição e depois preconceito, ouvi da boca do meu chefe que ele não queria mais mulher no escritório. Isso tudo no meu primeiro emprego..Tá ai do porque que tantas mulheres não aparecem no nosso meio, quem consegue aguentar e ultrapassar todas essas barreiras em busca do reconhecimento profissional? 1% Tá mais do que na hora de mudar isso! Um total absurdo ainda sermos tratadas assim!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

CAU/BR

CAU/BR celebra uma década dos primeiros empregados públicos efetivos

Pular para o conteúdo